- Gabriel Neves
Alto escalão da Prefeitura de Sirinhaém volta a receber os salários integralmente
Enquanto isso, professores contratados sofrem com os salários reduzidos bem abaixo do piso da categoria

As pessoas que ocupam os cargos mais altos da Prefeitura de Sirinhaém voltaram a receber integralmente seus salários no mês de junho. Isso depois de o prefeito da cidade, o senhor Franz Hacker (PSB), ter promulgado a Lei 1493/2020 e o Decreto 11/2020, que deram um tempo de dois meses de redução salarial para o alto escalão.
Ao mesmo tempo, professores contratados da Secretaria de Educação continuam com seus salários reduzidos ao mínimo, devido ao Decreto 10/2020, que cortou gastos da Prefeitura de Sirinhaém. A redução salarial da categoria ocorreu sem qualquer aviso prévio, sem qualquer comunicação oficial. Não houve diálogo.
A redução salarial do alto escalão só durou nos meses de abril e maio. As folhas de pagamento correspondentes a esses meses mostram que o prefeito e a vice-prefeita tiveram redução de 50%, enquanto o secretariado teve uma redução de 30%, assim como determinou a Lei 1493/2020. Já com os professores contratados, a redução chegou a quase 60%.
A folha de pagamento do mês de junho já aponta que os salários do alto escalão foram normalizados. O prefeito voltou a receber 20 mil; a vice-prefeita, 10 mil; e o secretariado voltou a receber os salários integralmente. Já os professores contratados receberam, neste mesmo mês, pouco mais de mil reais.
Marketing ou solidariedade?
No dia 2 de maio, foi publicada uma matéria que mostrou a perda da validade da lei que reduzia o salário do alto escalão. No dia 9 do mesmo mês, surgiu no Portal da Transparência o decreto que prorrogou a redução salarial do alto escalão, depois de toda uma repercussão da notícia da redução salarial dos professores contratados.
Ou seja, no mês em que foi exposto que a Prefeitura deixou estender a redução salarial do alto escalão no mesmo instante em que professores tiveram cortes em sua remuneração, a Prefeitura resolveu manter a coerência entre a prática e o discurso. Como no mês de junho não houve publicação sobre essa questão, os salários voltaram à normalidade. Inclusive o vultoso salário do prefeito.
A ação de reduzir os salários do alto escalão da Prefeitura de Sirinhaém tende a ser compreendida como uma ação de marketing. Seria importante perguntar se o prefeito teria assinado o decreto prorrogando a redução salarial no mês de maio, caso essa discussão não tivesse vindo à tona.