• opasquim.org

Em Barreiros, moradores reclamam de falta de água há mais de uma semana

Compesa diz que a situação irá se normalizar a partir de hoje


Moradores de diversos bairros da cidade de Barreiros, localizada na mata sul de Pernambuco, dizem que estão sem água há mais de uma semana. Em plena pandemia, a falta de água agrava a situação dos moradores, tendo em vista a dificuldade de realizar higienização.


Algumas pessoas afirmam que falta água há oito dias. Outras dizem que o tempo sem o serviço ultrapassa esse período. Moradores de ao menos cinco bairros diferentes confirmaram a informação de que falta água em seus locais, por muitos dias. Há diferenças de bairro para bairro, uns faltam mais que outros.


A senhora Louise, mais conhecida como irmã Kelly, é moradora do bairro Fazenda São Francisco, Platô 1. Ela é mãe de Jackellyne, uma menina que tem necessidades especiais. Louise diz que a filha está adoecendo por conta da falta de água. Ela está tomando banho com água da chuva, assim como outras crianças. A mãe também diz que as pessoas do bairro estão "desesperadas".


[estou] vendo minha filha, que já é doente, adoecer ainda mais, por uma coisa que nós, cidadãos, pagamos impostos, por uma coisa que temos direito, e em meio a essa pandemia não ter uma higienização isso me afeta, não só a mim mas a todos | Louise, moradora de Barreiros e mãe de Jackellyne, que tem necessidades especiais


Elizângela, moradora do Platô 2, diz que, durante a semana, o bairro tem três dias "de água". Na última semana, as torneiras ficaram secas, durante o dia. Quando a água chega, é no período da madrugada e com um fluxo fraco, diz a moradora, que convive com cinco crianças, na mesma casa. Pessoas que não têm condições de comprar uma "bomba" acabam ficando sem água quase o tempo inteiro.


No bairro Massa Falida, foi informado que existem uma pessoa idosa e um diabético, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, que estão tendo dificuldades com a higienização.


Segundo moradores da cidade, os bairros mais afetados são a Fazenda São Francisco e Massa Falida. Este último sofreu recentemente com outra falta de água. Outros bairros como Barragem e Loteamento Santa Marta têm água com um pouco mais de frequência. Foi relatado que a água, em alguns momentos, fica suja.



Situação irá se normalizar hoje, segundo Compesa


Josenilson Nunes, responsável pela Coordenação Regional Litoral Sul, da Compesa, disse que a questão da falta de fornecimento de água está relacionada a problemas de energia. Segundo Josenilson, ocorreu, no sábado, um problema com a "captação", e a energia elétrica ficou oscilando. Ele ainda falou que o abastecimento de água voltará a funcionar, aos poucos, a partir de hoje.






©2018 by O Pasquim. Todos os direitos reservados.