• Gabriel Neves

Em plena pandemia, Prefeitura do Cabo faz 'dança das cadeiras'

A Prefeitura realizou 28 exonerações, desde o início do combate à pandemia em Pernambuco


Palácio Joaquim Nabuco | Imagem: Qconcursos.com

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou 28 exonerações nas últimas sete semanas. Um número significativo de mudanças nos cargos em pouco tempo. Isso em meio a uma crise de alta complexidade, que requer estabilidade por parte do poder público. Observamos as exonerações em edições do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (DOM), a partir de 14 de março, dia do primeiro decreto estadual que estabeleceu medidas de combate ao novo coronavírus.


19 setores do poder executivo tiveram exonerações. Uns mais que outros. Secretarias, superintendências, hospital, gabinete do Prefeito. Apenas este último, o gabinete do prefeito Lula Cabral (PSB), teve quatro pessoas exoneradas nesse período. Dois coordenadores, um gerente e um chefe de gabinete.


O diretor geral do Hospital Mendo Sampaio, o senhor Heraclito Santos Chagas Filho, também foi exonerado, a partir do ato 246/2020, em edição do DOM de 14 de maio. O Hospital ainda não teve novo diretor nomeado.



Exoneração de diretor geral do Hospital

A Secretaria Executiva de Comunicação (Secom) teve a exoneração de um assistente e um auxiliar de gabinete, sem qualquer substituição. A Secretaria Executiva de Logística (Selog) teve três exonerações, sendo duas para mudar o símbolo. Já a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) teve o próprio superintendente, o senhor Aziel Almeida de Souza, exonerado. Ele não foi substituído. Ainda na SDR, a assistente de Gabinete Josinete Cirilo da Silva Santos foi exonerada e nomeada em atos consecutivos, para o mesmo cargo, com o mesmo símbolo.


Enviamos e-mail à Secom, da Prefeitura do Cabo. Assim que obtivermos resposta, publicaremos aqui. Confira as perguntas no final.



Exonerações em massa, há pouco tempo


No dia 16 de outubro do ano passado, Lula Cabral exonerou todas as pessoas de cargos comissionados da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Segundo blog de Jamildo, há época, a Prefeitura tinha 610 cargos comissionados. Após esse ato, o prefeito nomeou 13 secretários.


Essa 'dança das cadeiras', no final de 2019, foi realizada devido ao retorno de Lula Cabral ao comando da Prefeitura do Cabo. O Prefeito havia sido preso em outubro de 2018, na Operação Abismo. Desde então, mesmo após ser solto três meses depois, ficou quase um ano afastado da administração. Lula Cabral voltou ao comando da Prefeitura no final do ano passado.



Perguntas enviadas à Secom


Estamos entrando em contato para saber o que está ocorrendo com a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho.


Fizemos uma análise do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, desde o dia 14 de março, quando houve o primeiro decreto estadual estabelecendo medidas de combate ao novo coronavírus. Na análise, notamos que, do dia 17/03 ao dia 15/05, a Prefeitura do Cabo realizou 28 exonerações, sendo 4 somente no gabinete do prefeito.


Notamos também que houve exoneração do diretor geral do Hospital Mendo Sampaio. No entanto, não vimos qualquer nomeação de competente para substituir o senhor Heraclito Santos de Chagas Filho.


Ainda, observamos o seguinte movimento: a senhora Josinete Cirilo da Silva Santos foi exonerada (ato 178/20) e nomeada (179/20) para o mesmo cargo, com a mesma função.


Gostaríamos de saber:


1. É comum a Prefeitura ter esse número de exonerações num período inferior a 2 meses?


2. Mudanças na composição dos agentes públicos da Prefeitura, em meio a uma crise de alta complexidade, não gera instabilidade, num momento que pede justamente o contrário?


3. Quais as motivações que levaram o prefeito exonerar um chefe de gabinete, dois coordenadores e um gerente do seu gabinete?


4. Por que o diretor geral do Hospital Mendo Sampaio foi exonerado? Por que ainda não houve nomeação de alguém para ocupar o cargo?


5. Por que a senhora Josinete Cirilo da Silva Santos foi exonerada e nomeada em atos seguidos para o mesmo cargo e a mesma função?


6. Por que a Superintendência de Desenvolvimento Rural teve seu superintendente, o senhor Aziel Almeida de Souza, exonerado? Por que o cargo ainda está vago?



©2018 by O Pasquim. Todos os direitos reservados.