• Gabriel Neves

Sirinhaém tem primeiro caso de Covid-19; Prefeitura peca na transparência

Até o momento, segundo dados da Prefeitura, o município tem dois casos suspeitos, quatro descartados e um confirmado. O Governo Municipal tem sido pouco transparente com as informações


O primeiro caso de Covid-19 foi confirmado, na manhã desta sexta-feira (17), no município de Sirinhaém. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal, por meio de rede social, sem detalhamento do caso. A Prefeitura, até o momento, não publicou e nem disponibilizou o boletim epidemiológico que traz detalhes das condições da pessoa acometida pela doença. O Pasquim conseguiu informações conversando, de maneira isolada, com uma fonte que trabalha na Prefeitura. Também conseguimos falar com o secretário de Saúde Ricardo Lacet por poucos minutos, mas ele não deu muitas informações.


A pessoa que trabalha na Prefeitura afirmou que o paciente tem pressão alta e diabetes, além de fazer hemodiálise semanalmente. A fonte afirmou, ainda, que ele está intubado. Já o secretário de Saúde apenas atestou que o paciente é do município de Sirinhaém e que contraiu o Covid-19 fora da cidade.


Prefeitura de Sirinhaém peca na transparência


O procedimento padrão adotado pelas prefeituras na divulgação das informações é de atualização constante dos boletins epidemiológicos, que são publicações de caráter técnico-científico que trazem informações detalhadas do monitoramento dos pacientes. Informações como sexo, idade, local de contágio, comorbidades e quadro de saúde são disponibilizadas por meio dos boletins epidemiológicos.


O plano nacional de contingência, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda "Elaborar e divulgar Boletins Epidemiológicos com periodicidade para atualização das informações", além de "divulgar amplamente os boletins epidemiológicos". A Prefeitura Municipal de Sirinhaém não vem cumprindo com essa recomendação.


O secretário Ricardo Lacet chegou afirmar que a única obrigação é divulgar "se está confirmado ou não". Nossa conversa durou poucos minutos. Tentamos contato posteriormente, mas não conseguimos falar com o secretário.


O ouvidor Leonardo Cordeiro informou que a Prefeitura está adaptando o site para atualizações quanto ao Covid-19. Até o momento, o site permanece sem essas informações.



Atualização 19/04, às 11:32: modificamos o termo "entubado", que era utilizado pela terminologia médica mais comumente no século passado. Apesar de alguns jornais utilizarem este termo, preferimos corrigir para estar em consonância com a atual terminologia médica, que utiliza agora "intubação".




#Sirinhaém #covid-19 #novocornavírus #Prefeitura #GabrielNeves




©2018 by O Pasquim. Todos os direitos reservados.